Top 10 - Livros de vampiros

1. As Crônicas Vampirescas (The Vampire Chronicles) – Anne Rice

 

Livro 1 – Entrevista com o Vampiro

 

 

    As “Crônicas Vampirescas” era para ser uma trilogia e acabou rendendo 10 livros. Este teve uma excelente adaptação para o cinema,embora a história tenha sido alterada para a versão cinematográfica, em 1994. O conflito básico de Louis está presente tanto no livro como no filme, mas os motivos de sua transformação, entre outras coisas, tem uma diferente base. Se puderem achar a excelente tradução de Clarice Lispector, recomendo altamente. Só tem a versão importada daquelas mais simples no submarino. Em português, vale a pena conferir a tradução da Clarice Linspector.

Escrito em 1973 e publicado em 1976, o romance já é um clássico. Apresenta o enigmático e complexo vampiro Lestat, cuja personalidade e cujos motivos serão abordados de forma mais profunda na obra seguinte, “O Vampiro Lestat”. 

_________________________________________________________________________ 

  

Livro 2 – O Vampiro Lestat


     Lestat é o principal anti-herói (ou herói, dependendo do ponto de vista) das “Crônicas Vampirescas” de Anne Rice. Ele é perverso, mau, sádico e sedutor. Tudo ao mesmo tempo.
Segundo livro das “Crônicas Vampirescas”, um dos grandes clássicos de Anne Rice, este livro narra a história do carismático vampiro Lestat de Lioncourt, a partir de seus dias como humano vivendo no castelo de seu pai, passando por seu encontro com o vampiro que o transformou, até o encontro com Akasha, a “Rainha dos Condenados”. A partir daí a história continua no livro A Rainha dos Condenados.

Infelizmente, o filme “A Rainha dos Condenados” destruiu toda a profundidade destas duas partes da obra de Anne Rice, ao contrário do filme “Entrevista com o Vampiro”. Muita coisa se perdeu e eu aconselho distância deste filme. Não digo o mesmo quanto ao segundo livro nem o terceiro, do qual falarei mais a seguir, que são obras imprescindíveis na biblioteca e no “currículo literário” de qualquer bom fã destes seres carismáticos e complexos a que chamamos de vampiros.

__________________________________________________________________________

 Livro 3 – A Rainha dos Condenados



Em “A Rainha dos Condenados”, Anne Rice, com maestria, nos leva a conhecer a história por trás do surgimento dos vampiros – ao menos no universo por ela criado. Este é o livro com mais suspense e mais denso das Crônicas Vampirescas, confesso que não conseguia parar de ler, acabei devorando o livro em muito touco tempo. As descrições são extremamente minuciosas, levando-nos realmente a visualizar os locais em que se encontram os personagens. Há diversos tipos de vampiros, desde os jovens e opositores ao status quo, como Baby Jenk, os românticos como Armand e Daniel,  entre outros. A organização Talamasca estuda a história destes seres.  Reunidos em torno de Lestat, mortais e imortais respondem ao chamado de sua música quase hipnótica, levando-os a um final surpreendente. O som de Lestat desperta a rainha Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, como no arquétipo, uma espécie de Lilith – disposta a escolher os justos, entre os vampiros, por meio de um banho de sangue.
__________________________________________________________________________

 2. Drácula – Bram Stoker

 

   “Drácula” é um romance de 1897, de autoria do irlandês Bram Stoker, tendo como principal personagem e antagonista, o vampiro Conde Drácula. A obra serviu de inspiração ao famoso filme de Francis Ford Coppola.No entanto, a obra de Coppola, apesar de espetacular, não é uma reprodução fiel do romance original. Para aqueles que tiverem a curiosidade de ler a obra original, seguem um pouco mais de informações sobre o livro.

   Este livro é a gênese do vampiro no imaginário ocidental. Desde seu lançamento, em 1898, tornou-se num êxito comercial. Drácula foi imortalizado por Bela Lugosi e por Cristopher Lee e, como mencionei acima, revisitado por F.F. Coppola.

   Em termos estruturais, Drácula de Bram Stoker é uma obra epistolar, ou seja, contada na forma de uma série de cartas, entradas em diário, diários de bordo, etc. Há diversos temas filosóficos e sociais na obra, como, por exemplo, o papel da mulher na cultura Vitoriana, a sexualidade convencional e conservadora, imigração, colonialismo, pós-colonialismo e folclore. O livro de Bram Stoker não inspirou apenas o filme homônimo de Coppola, como também uma série de filmes considerados clássicos, como aqueles estrelados por Christopher Lee. Muito do arquétipo do vampiro como o conhecemos através das eras foi instituído nesta que é uma obra fundamental na biblioteca de qualquer aficionado pelos vampiros.

__________________________________________________________________________

3. Vampire the Masquerade


  Na tradução para o português, “Vampiro: A Máscara” é um cenário de RPG de horror pessoal, com base no sistema Storyteller da White Wolf e centrado nos vampiros em um mundo Punk-Gótico. Publicado originalmente em 1991 por Mark Rein Hagen (mesmo ano em que saíram os livros originais de “Vampire Diaries”), chegou a ter uma segunda edição em 1992 e uma edição revisada em 1998. O subtítulo “A Máscara” tem dois sentidos: sendo o primeiro relativo à tentativa da Camarilla de esconder os vampiros da humanidade, de seus governantes e da mídia; e o segundo, o esforço dos vampiros de convencer a si mesmos de que eles não são os monstros que se tornaram.

Em 1992, “Vampiro: A Máscara” ganhou o Origins Award por Melhores Regras de RPG de 1991. A linha do jogo foi descontinuada em 2004, e foi substituído por regras revisadas e um novo cenário em Vampire: The Requiem. Uma perda! Ainda bem que existem os sebos

___________________________________________________________________________________

4. Vampiros em Nova York – Scott Westerfeld

 

   O primeiro livro (“Primeiros Dias”) segue uma narrativa em primeira pessoa, contada por Cal Thompson, um universitário que descobre estar com um parasita. Ele não desenvolve a doença que os outros infectados sofrem, virando apenas um portador. Ganha todas as vantagens e habilidades que o parasita cede para ele e quase nenhum dos pontos de negativos da doença que costuma transformar as pessoas em canibais sedentos, em outras palavras, o parasita o transforma em um vampiro. O primeiro livro fecha um arco, o segundo (“Os Últimos Dias”), embora um pouquinho diferente do primeiro, introduz novos personagens e adiciona mais elementos à história, sob o prisma de uma banda em meio ao silêncio que precede o caos. Cal tenta buscar mais detalhes de quem o infectou, sobre sua linhagem e se depara com diversas coisas inesperadas.

  Os vampiros do livro, chamados de Peeps, são contextualizados em um cenário urbano atual. Westerfeld usa fatos históricos, de biologia e medicina para suportar sua versão de vampiros, mostrando uma visão mais decadente, embora também poderosa dos seres da noite, com ambientes sombrios que lembram as vielas escuras de Watchmen e Blade Runner, refletida nas descrições dos bandos de ratos que acompanham os vampiros, os túneis sombrios e imundos. O mais interessante é pensar que tudo isso é apenas ao cruzar um prédio abandonado, uma viela escura ou um alçapão enferrujado bem no meio da cidade. Ele intercala tudo isso com o dia-a-dia da investigação de Cal para evitar que outros infectados espalhem a doença por toda a cidade.

   A história é recheada de descrições, ora sarcásticas, ora tristes, com divisões de capítulos com detalhes nojentos, porém nada menos que a verdade, de algum parasita, para provar que os humanos e os parasitas coexistem desde o início dos tempos e não podem viver separados.
__________________________________________________________________________

5. 30 Dias de Noite 



  Outro conjunto de lançamentos nacionais que merece destaque é a do 30 Dias de Noite. Ao contrário do fiasco da adaptação para o filme (que pretendem corrigir com o segundo), os quadrinhos são muito bem feitos. Escritos pelo talentoso Steve Niles, escritor de histórias de terror qe também chego a adaptar Eu Sou A Lenda. As artes são o ponto alto, assinada por Ben Templesmith, fugindo do tradicional formato americano com ilustrações que saltam aos olhos, inundando as páginas com muito sangue e suspense. São sombrias e muito bem coloridas, com acabamento e também uma editoração primorosa da Devir.
__________________________________________________________________________

6. A Hora do Vampiro

 O escritor americano Stephen King é um dos mais ativos romancistas da atualidade. Recluso em sua mansão no estado do Maine manteve uma produção invejável, já tendo lançado mais de sessenta livros. Sua obra já abarcou coisas tão díspares entre si como zumbis, casas mal-assombradas, paranormais, o bicho-papão e os monstros clássicos mais amados de todos os tempos, os vampiros. Seu segundo romance, A Hora do Vampiro, representa estes anjos da escuridão da forma como ela foi consagrada por Bram Stoker tanto tempo atrás. Maus, mas extremamente sensuais e poderosos com a morte estampada em seus olhos rubros como sangue. Nada de vampiro vegetariano aqui. Eles são os que caminham com o odor fétido e pútrido das sepulturas e nunca conseguem saciar sua sede.

   Mas A Hora do Vampiro não é só vampiros. Talvez nem merecesse estar aqui se fosse. Com estas criaturas King brinca com nossos medos mais secretos, resquícios da infância que jazem esquecidos no canto mais obscuro do cérebro. Medo do se que esconde por baixo dos cruéis véus da noite. Do monstro embaixo da cama ou dentro do armário, à espreita. De perder os pais. Todos esses medos voltam. Um a um.

__________________________________________________________________________

7. Universo dos Vampiros

 

 

Eles invadem seus pesadelos e assombram suas horas insones. Esses seres são os nosferatu, os lobisomens, os demônios e os mortos-vivos que estão à espreita na escuridão. O mestre do medo, Jonathan Maberry, apresenta as criaturas de seus piores temores, incluindo monstruosidades centenárias do folclore e do mito e as atrocidades mais recentes tiradas das manchetes de hoje.

Não se trata apenas de predadores vampíricos tradicionais, mas também de espíritos malignos, demônios, fantasmas nefastos, homens bestiais, cães do inferno e monstros do lago que anseiam por carne humana. Esta é uma investida excitante e assustadora no sinistro, horripilante e atroz. E, desta vez, eles estão aqui para pegar você...

Em Universo dos Vampiros, você encontrará verbetes que definem cada ser desse universo oculto que tanto atrai a atenção de uns como causa medo e terror em outros. Mas você pode estar certo de uma coisa: ELES NÃO VEEM A HORA DE CONHECER VOCÊ! 
___________________________________________________________________________________

8. A Enciclopédia dos Vampiros

 

 

 

  A “Enciclopédia dos Vampiros” aborda um grande número de tópicos históricos, literários, mitológicos, biográficos essenciais sobre os vampiros. A edição inclui mais de trezentos verbetes, extensamente ilustrados, abordando de Bram Stoker Arquivo X, passando pela Londres de Drácula, Nosferatu, Stephen King e A Ghotic Society.

 Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. O encanto dos vampiros é eterno. Nesta edição compacta, subtraída do Livro dos Vampiros, o Dr. J. Gordon Melton aprofunda-se ainda mais nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.
___________________________________________________________________________________

09. As Aventuras da Liga Extraordinária

 

 

No final do século XIX, ambientada no ano de 1898, na escura Londres, repleta de becos e vielas sujas, espreme-se uma casta, a classe operária pós-Revolução Industrial. Cenário ideal para a história desenvolvida por Alan Moore com famosos personagens criados por Júlio Verne, H.G. Wells, Bram Stoker, Edgar Allan Poe e outros.

  Do romance “Drácula”, de Bram Stoker (1847-1912), vem Wilhelmina Murray.  De Júlio Verne (1828-1905), o Capitão Nemo e seu famoso submarino Nautilus, de “20.000 Léguas Submarinas”. De Robert Louis Stevenson (1850-1894), Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de “O Médico e o Monstro”, Allan Quatermain, de “As Minas do Rei Salomão”, de H. Rider Haggard (1856-1925), e Hawley Griffin, o anti-herói de “O Homem Invisível”, de H. G. Wells (1866-1946) são reunidos por um misterioso homem na missão de reunirem seus “poderes” para recuperar uma nova invenção que caiu em mãos erradas e que pode por em risco o império britânico. A idéia básica na obra de Moore é mostrar o que ocorreu, em uma versão que poderia ser considerada não-canônica, claro, com os personagens após o final de suas histórias originalmente contadas. A obra também é recheada com diversas citações de autores como Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle.
___________________________________________________________________________________

10. Série House of Night P.C. Cast e Kristin Cast

 

 

 

 

As autoras fazem uma história que vai muito além de uma simples história de vampiros para adolescentes. A leitura prende, os elementos da cultura cherokee, além da crítica ferrenha à religião monoteísta e ao fanatismo que estámarcada com o Povo de Fé, de uma hipocrisia sem tamanho!
Zoey Redbird, a personagem principal no primeiro livro da saga, tem ascendência cherokee, não tanto quanto sua avó, mas ao contrário de sua mãe, “convertida” para o Povo de Fé, Zoey parece ter sido a verdadeira herdeira do sangue e do espírito cherokee. E esse é um elemento que fará diferença em sua vida de vampira. Bem, neste livro, ela foi Marcada, ainda não é vampira… mas Zoey é diferente…
A ligação com o paganismo, os rituais que nos remetem aos antigos Celtas, também não é só mais um elemento aglutinado à história para criar um Best-seller.
___________________________________________________________________________________


13 comentários:

  1. ótimo seu blog gostei muito obgd pela ajuda (:

    ResponderExcluir
  2. Demais adorei essa lista, mas vc já leu o livro "reverso" apesar de não ser tão conhecido, se destaca por marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  3. A obra "Antony sede de sangue", do escritor Alex de Imaruí, Editora Chiado, é um romance de ficção que conta a história de como tudo começou: o pacto feito por um humano com o cavaleiro das trevas, que o tornou uma criatura sedenta primeiramente por vingança, e a rebelião de um grupo de vampiros por perceberem que foram enganados por seu líder e que este tinha planos horríveis para os seres humanos.
    Esta história levará você a um mundo de ficção diferente de tudo o que já leu e viu. Vai perceber também que vivemos juntos deles e que o motivo de não sermos consumidos por eles se deve aos vampiros da luz, que nos protegem das criaturas das TREVAS...

    ResponderExcluir
  4. A obra "Antony sede de sangue", do escritor Alex de Imaruí, Editora Chiado, é um romance de ficção que conta a história de como tudo começou: o pacto feito por um humano com o cavaleiro das trevas, que o tornou uma criatura sedenta primeiramente por vingança, e a rebelião de um grupo de vampiros por perceberem que foram enganados por seu líder e que este tinha planos horríveis para os seres humanos.
    Esta história levará você a um mundo de ficção diferente de tudo o que já leu e viu. Vai perceber também que vivemos juntos deles e que o motivo de não sermos consumidos por eles se deve aos vampiros da luz, que nos protegem das criaturas das TREVAS...

    ResponderExcluir
  5. Eu incluiria ainda os sete do andre vianco na lista. Os vampiros dele são levemente diferentes do tradicional e por isso mesmo trazem uma abordagem nova.
    Sem contar que o fato de serem vsmpiros portugueses e passar no Brasil faz dos livros algo ainda mais incomum

    ResponderExcluir
  6. Eu incluiria ainda os sete do andre vianco na lista. Os vampiros dele são levemente diferentes do tradicional e por isso mesmo trazem uma abordagem nova.
    Sem contar que o fato de serem vsmpiros portugueses e passar no Brasil faz dos livros algo ainda mais incomum

    ResponderExcluir
  7. Eu incluiria ainda os sete do andre vianco na lista. Os vampiros dele são levemente diferentes do tradicional e por isso mesmo trazem uma abordagem nova.
    Sem contar que o fato de serem vsmpiros portugueses e passar no Brasil faz dos livros algo ainda mais incomum

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de indicar a vocês o Livro quem tem feito sucesso entre os leitores no Wattpad!
    Segredos Mortais, conta uma história diferenciada mas viciante, prendendo os leitores até a última página. Sejam bem vindo!!!! Bjs
    Gente, quem quiser entrar no Grupo do WhatsApp de Segredos Mortais é só deixar o número no face - Lara Sams nas mensagens, ok Será muito legal ter vcs lá.

    http://www.autografia.com.br/loja/pre-venda:-segredos-mortais-os-livros-serao-entregues-apos-o-lancamento-autografados/detalhes

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler toda a série de "house of night" desde marcada a redimida e só digo que adorei todos os livros dessa série, agora estou de depressão pós livro. É triste...

    ResponderExcluir
  10. Excelente lista, a mais completa que achei até agora, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. A lista é boa, mas percebe-se uma preferência por Anne Rice. Drácula é mais complexo e mais interessante.

    ResponderExcluir
  12. Cade a irmandade da adaga negra??? Acho que a melhor serie sobre vampiros!

    ResponderExcluir